segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um cadin de explicação...

O objetivo do projeto de pesquisa “Carimbó: expressão da identidade cultural do caboclo paraense”, que atualmente encontra-se em andamento, é a realização de uma pesquisa que busca compreender alguns aspectos fundamentais desta manifestação cultural e seus produtores, como:
1.Suas origens históricas, étnicas, geográficas,
2.A relação entre o Carimbó e o modo de vida (o trabalho, a religiosidade e os valores) das
 comunidades tradicionais que o praticam,
3.As transformações no Carimbó diante das mudanças que os processos de modernização trazem para as comunidades,
4.Onde se situa o carimbó diante da massificação do ritmo conhecido como o  “tecno-brega” e a cultura das “aparelhagens”.

Com este objetivo em mente, percorremos distintas localidades da Ilha do Marajó, da Zona do Salgado e da região metropolitana de Belém, buscando entender esta manifestação artística que é ritmo, música, instrumento, dança, brincadeira, crença, religiosidade. Queríamos encontrar os encantantes daquela terra de encantados, os mestres e “carimbozeiros” que, no bater do curimbó, expressam alegrias, dores, trabalho, amores.
Buscaremos aqui, compartilhar algumas das experiências vividas, algumas das histórias contadas. Algumas das músicas ouvidas, das lições aprendidas, das imagens vistas, das conclusões chegadas...


                                                                                                                             Foto: Bruna Muriel
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário